775 lojas de proximidade foram abertas nos últimos 4 anos.
15 de janeiro 2022 • 3 min de leitura
Os dados foram levantados pela Geofusion. Nos úçtimos anos, o segmento ampliou as oportunidades de mercado.
775 Lojas de proximidade abertas nos últimos quatro anos
Basicamente as lojas de proximidade constituem unidades pequenas com sortimento de conveniência. O conceito atualmente expandiu-se para públicos-alvo diferentes e novos planos de negócio. Além do varejista tradicional passaram a mobilizar empresas de tecnologia, construtorar e condomínios.
O avanço das aberturas no formato de proximidade é consistente, segundo a Geofusion. O destaque é o salto de 40% que houve em 2020 em comparação ao ano anterior. A pandemia e os novos hábitos foram combustíveis que aceleraram o crescimento do modelo.
O que podemos entender?
As informações da Geofusion reforçam que a expansão do modelo de proximidade é um movimento intenso. Ele reflete a preocupação do setor em chegar cada vez mais pertinho do consumidor e atendê-lo com itens de reposição, indulgência e, até certo nível, de abastecimento. Há ainda a questão da comodidade, uma necessidade intensificada pela pandemia, já que o brasileiro passou a procurar também maior segurança sanitária. Porém é a vida atribulada e a valorização de tempo livre que têm oferecido cada vez mais espaço para essas lojas pequenas.
As lojas de proximidade completam a estratégia das redes, entrando em bairros de diferentes perfis de consumo. Permite ainda a expansão de subformatos com menores custos de operação e imóveis mais viáveis.
Crédito: Savarejo (Divulgação)