Lojas físicas mantém preferência
11 de fevereiro 2020 • 2 min de leitura
Por mais que seja difícil concorrer com as facilidades oferecidas pela internet, as lojas físicas ainda são apontadas por 64% dos brasileiros como as preferidas na hora da compra. O resultado é de um levantamento realizado em conjunto pela Lett , startup de tecnologia especialista em Trade Marketing Digital, e a a empresa de pesquisas Opinion Box .
Mas isso não significa que o comércio eletrônico não tenha impacto nos hábitos dos consumidores. Pelo contrário, de acordo com a pesquisa, 35,2% das pessoas que compram nas lojas físicas buscam por informações do produto na internet. E 28,5% dos entrevistados têm o hábito de sempre pesquisar os preços online, mesmo quando estão em uma loja física.
Durantes as pesquisas na internet realizadas pelos consumidores, a principal fonte de informação sobre produtos é o Google, apontado por 76,8% dos respondentes. Em segundo lugar aparecem os sites de comparação de preços (como Buscapé e Mercado livre), mencionados por 50% dos entrevistados, que podiam fazer múltiplas escolhas nesta resposta. Já as Redes sociais e o site da loja preferida de na internet são consultados, respectivamente, por 24,5% e 20,8% do público.
Busca por ofertas
De todo modo, não podemos esquecer que o Brasil é o país que mais fatura com o e-commerce na América Latina (Fonte: Webshoppers) e que 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online (CNDL/SPC Brasil).
O renascimento do varejo físico
Portando entender a correlação entre o online e o varejo físico é essencial para qualquer varejista. O online não substitui a experiência da loja, mas é nítido a preferência daqueles que buscam descontos por comprar no e-commerce.
Em 2020 a grande tendência do varejo está na redescoberta da Loja física. Lee Peterson , CEO da WD Partners, durante seu discurso na NRF – Retail´s Big Show 2020 (epicentro das principais discussões sobre o futuro do varejo ), diz que há 10 anos atrás todos precisavam de um site, em 2015 todo mundo precisava de um e-commerce e em 2020 todo mundo precisa de uma loja física. Assim o renascimento da loja integrada às soluções online é a grande tendência dos últimos anos. Pois a loja física é decisiva na construção de uma marca e na experiência do cliente. Não é atoa que a Amazon busca cada vez mais investir em soluções de varejo físico.
Fonte: SA Varejo