Primeira Escola de Verão de Arquitetura Tradicional no Brasil
15 de março 2025 • 3 min de leitura
Nos dias de 16 a 18 de dezembro de 2024, o Instituto Brasileiro de Arquitetura Tradicional (IBAT/INTBAU Brazil) promoveu a primeira Escola de Verão de Arquitetura Tradicional em solo brasileiro.
O evento aconteceu no Campus do Instituto Presbiteriano Mackenzie[1], em São Paulo e reunindo a presença de 100 participantes de diferentes partes do País, desde arquitetos a estudantes e admiradores da arquitetura tradicional. Organizado pela equipe do IBAT e com o Tema: "A Beleza como princípio, o humano como centro e ato de construir como legado perene", o evento contou com palestrantes de diversas regiões do Brasil e também do Mundo.[2][3]
A escola de verão é um movimento global do ensino de arquitetura tradicional. Diversas escolas no mundo têm promovido atividades semelhantes como forma de expandir o ensino da arquitetura tradicional. Ela recebe o apoio do International Network for Traditional Building e Architecture & Urbanism - INTBAU (organização fundada em 2001 pelo Rei Charles III).
No primeiro dia do evento as palestras abordaram a história da arquitetura brasileira e os conceitos e discussões sobre arquitetura tradicional. No segundo dia o foco foi a prática, através de workshops de desenho, projetos tradicionais, escultura e entalhe. No terceiro dia ocorreram visitas guiadas por especialistas à edificações históricas ao bairro Higienópolis, em São Paulo, palestras de empreendedorismo e gestão de escritórios de arquitetura e o encerramento do evento.
Em suma, foram 3 dias intensos de estudos e convivência, partilhados e dedicados ao conhecimento para realização de projetos tradicionais Belos, Verdadeiros e Bons.
Notas e referências
1. Instituto Mackenzie: Desde 1870.
2. Convidados especiais
Pedro Godoy e Maria Sanchez: Estudio Urbano é um escritório de arquitetura, design e planejamento urbano, além de uma rede, com sede na Cidade da Guatemala. Fundado em 2001, o escritório foi criado por Pedro Godoy e Maria Sánchez — parceiros na vida e no trabalho — como uma incubadora para arquitetura e urbanismo tradicionais. O escritório ganhou fama no cenário mundial pelo projeto da cidade de Cayalá.
3. Palestrantes e Professores
Bruno Perenha: Presidente do IBAT, arquiteto, professor de teoria e história da arquitetura. Mestrando em Conservação na University of Notre Dame.
Paulo Victor (Fazendas Antigas): Apresentador e dono do Instagram e Canal do Youtube Fazendas Antigas, pesquisador e idealizador do projeto Resgate Cultural.
Bora na Obra (Alex e Rafa Brasileiro): Arquitetos, construtores e empresários.
Paulo Volles (Casas Enxaimel): Construtor e restaurador de casas enxaimel.
Alexandre Kiss: Arquiteto brasileiro na Madigan Browne Chartered, no Reino Unido.
Nicholas Sloan: Arquiteto americano formado na Universidade de Notre Dame, nos EUA.
Vesta Arquitetura: Jéssica, Arquiteta e mestre em estudos sobre Arquiterura Clássica e Peter Arquiteto, idealizadores da formação IVIN para arquitetos tradicionais.
Stefano Moser: Engenheiro projetista, sócio-fundador do Alexandria Projetos e Diretor do departamento de Projetos do IBAT.
Fernando Silva: Arquiteto com Mestrado na University of Notre Dame. Desde 2023 trabalha com Fairfax and Sammons Architects.
Bruno Minchilo: Arquiteto especialista em Arquitetura Sacra e Diretor de Conteúdo do IBAT. Mestrando em Teoria e História pela UNB.
Patrícia Junqueira: Doutora em Arquitetura, professora da UFOP em História e Teoria da Arquitetura e Diretora no departamento de Pesquisa do IBAT.
Veri Lourencetti: Arquiteta pós graduada em filosofia, formada em neurociência aplicada à arquitetura.
Vitor Pimentel: Tecnico em cantaria artística, diplomado pela EPAOTB Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais de Batalha-Portugal.
Lucas Lima: Arquiteto, Professor universitário e Diretor do Departamento de Urbanismo no IBAT.
Fontes e créditos
IBAT: Instituto Brasileiro de Arquitetura Tradicional
Trinitate: Instagram post